viernes, 21 de septiembre de 2012

VII Simpósio Internacional do CECAB

Paisagens e Narrativas no entre-lugar das culturas
¡Prazos de envio de resumenes prorogados hasta el dia 30 de setiembre! 
Tarsila do Amaral:Antropofagia (1929)
Goiânia, Goiás, Brasil, 
15-17 de maio de 2013
O Centro de Estudos do Caribe no Brasil (CECAB) foi fundado em 1999 como núcleo de pesquisa e estudos na Universidade Federal de Goiás e no ano seguinte também como sociedade civil e científica sem fins lucrativos. Também foi registrado no CNPq o núcleo de pesquisa sob o nome de Grupo de Estudos do Caribe. Os trabalhos se fortaleceram com a organização bi-anual do Simpósio Internacional do Centro, em sua sétima edição, e a publicação da Revista Brasileira do Caribe, atualmente na UFMA, que está no volume XII, número 24, periódico indexado no Redalyc e no Qualis CAPES, conceito A2.
O CECAB tem se estruturado como lugar de diálogo interdisciplinar e intercultural que tem em suas publicações e eventos a preocupação de proporcionar conhecimentos sobre teorias e espaços culturais do Caribe nas suas interconexões com o mundo Atlântico, latino-americano e, especialmente, com o Brasil. Nesse sentido, os congressos organizados pelo Centro têm congregado pesquisadores do Caribe, África, América do Norte, Europa e América do Sul a partir da discussão de temas como as conexões caribenhas com o atlântico, com a África, com o Brasil, discutindo os processos formativos de identidades, as narrativas provenientes dos mitos, provérbios, historias, músicas, danças, performances e religião. Outros temas focalizados foram as migrações, as relações de gênero, as literaturas e músicas caribenhas, as transculturações entre as diferentes culturas africanas e europeias, as territorialidades,  os efeitos do turismo, direitos humanos dentre outros.
Para a continuidade desse esforço, convocamos o VII Simpósio Internacional do CECAB, cujo título “Paisagens e narrativas no entre-lugar das culturas” se justifica pela tentativa de aprofundar a discussão em curso nesses anos a partir das aberturas de nossas conexões teóricas advindas dos estudos sobre a relação cultura e natureza. O conceito de paisagem conecta-se a um tipo de interpretação que privilegia a relação das ciências com os saberes “outros”, no campo das subjetividades na emergência de novos atores sociais que reconfiguram suas identidades a partir de suas experiências e imagens de um lugar como referência para a identificação. Essas memórias acumuladas e conhecimentos se exprimem através da construção de narrativas orais (a oralitura) e gestuais, mediante as performaces musicais e corporais.  Nesse sentido, a articulação de paisagens e narrativas nos espaços de fronteiras culturais ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a complexa realidade cultural do Caribe. Entendemos, assim, que não se pode abrir mão desses espaços de liminaridade interpretativa para encaminhar o debate das ciências humanas e dos estudos caribenhos.
Nesse sentido, convocamos o VII Simpósio internacional do CECAB: Paisagens e narrativas no entre-lugar das culturas, a se realizar entre os dias 15 e 17 de maio de 2013 em Goiânia, Goiás, com o intuito de concentrar em um espaço comum de discussão e debate as pesquisas já feitas ou em andamento e permitir o contato, comparação e crítica de pressupostos e referenciais teóricos, materiais, procedimentos, estratégias e funções dessas mesmas investigações, colaborando assim para o aprofundamento das mesmas.

O VII Simpósio Internacional do CECAB foi planejado para agregar pesquisas sobre os seguintes temas:

1    - Religiosidades e natureza.
2    - Identidades e territorialidades.
3    - Memória, poder e patrimônio.
4     - Corpo, gênero e sexualidade.
5    - Ambiente e Cotidianeidade.
6    - Visualidades e ficcionalidades.
7    - Música, Danças e performaces.

O Simpósio se realizará em Goiânia, Goiás, entre os dias os dias 15 e 17 de maio de 2013, com apresentações coordenadas e mesas temáticas e conferências por professores convidados.
Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de outubro de 2012 para o endereço de e-mail: viisimposio@yahoo.com.br A seleção dos trabalhos será publicada a partir do dia 30 de novembro de 2012. Os trabalhos completos deverão ser enviados antes de 15 de maio de 2013 para serem publicados em anais eletrônicos.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario